segunda-feira, 31 de agosto de 2009

"The early bird catches the worm", tradução: "Acção Explosiva 3"

Há umas semanas atrás, estava eu passeando alegremente por uma aldeia Minhota, quando, de repente, deparo-me com uma cena que pensei que nunca iria ver.


Vi um pássaro.

A comer uma minhoca.


Claro que sabia que tal acontece, já o li em livros, já o vi na TV (acho que o narrador era o Eládio Clímaco) e para a maioria das pessoas este avistamento não despoletaria nada mais do que um sorriso ou talvez indiferença. Não para mim. No meu caso senti fúria, à qual prontamente consegui controlar.

Então pássaro? Olhei para ele indignado. Porque é que comes essa minhoca? Só porque a sociedade em que te inseres obriga-te a seguir certos comportamentos padronizados, não és obrigado a fazê-lo. Sabes o que tu és pássaro?... um estereótipo voador.




Ao seguires esse teu comportamento completamente previsível, estás só a sublinhar os preconceitos criados pelas outras espécies, nomeadamente a humana. Já para não falar de que assim, tornarás ainda mais difícil aos outros pássaros quebrar barreiras sociais, impostas injustamente, nunca conseguindo assim criar os seus próprios destinos. Por causa de pássaros como tu é que não há pombas na universidade.

Infelizmente, o pássaro não estava receptivo. Tudo o que ele fez foi olhar para mim com um olhar vazio, como se me quisesse dizer "Isto é tudo o que eu sei". A minhoca também manteve-se em silêncio.

Claro que para aumentar ainda mais a minha raiva, tudo isto sucedeu-se lá pelas 15:00, o que demonstra que o ditado que também é o título deste post é uma grande treta. Mas vindo de onde vem, não me admira nada.

1 comentário: